Estilo de Decoração
Até que ponto o estilo de decoração interfere na escolha da cortina? Descubra como harmonizar cada ambiente da sua casa.
Depois de definir o estilo de decoração e os móveis que irão compor cada ambiente é chegada a hora de dar aquele toque final e escolher as cortinas. Digamos que este é o arremate de todo o processo decorativo, pois é através desse acessório que iremos proteger o interior da casa da ação do sol, dos ruídos da rua e dos olhares indesejados.
Mais do que isso, as cortinas são charmosas e elegantes, um item indispensável.
Bom senso é fundamental nessa hora, saiba trabalhar em parceria com seu estilo e assim os móveis, a pintura das paredes e os demais artigos em tecido como sofás, tapetes, poltronas e almofadas ficaram em perfeita harmonia.
Para quem optou pela decoração clássica com móveis bem trabalhados, a cortina ideal apresenta tecidos mais pesados, com acessórios que seguem o padrão dos móveis. A cor também pede um tom mais fechado e o resultado será um ambiente reservado, de extrema privacidade.
Se sua casa é moderna e sua prioridade é o design arrojado e diferenciado, você deve investir na composição de ambientes mais despojados. Nesse caso, escolha cortinas mais leves e descontraídas, aposte nas cores e nas estampas também, por que não?
O rústico nunca sai de moda e combina perfeitamente com os ares do campo. Nesse estilo, as cortinas confeccionadas em fibras naturais têm preferência, pois concedem maior equilíbrio ao ambiente.
Cortina para cada ambiente
Cortinas para sala: prefira cores claras e suaves para não carregar o ambiente e errar na decoração.
Cortinas para quarto: é possível ousar um pouco mais, brincar com as cores e imprimir a personalidade do dono.
Cortinas para cozinha: busque modelos específicos, com tecidos que facilitam a lavagem e possuem a função anti-chamas. Temas florais e frutais combinam perfeitamente com o ambiente.